Afinal, o que é um transformador?
- Locmat Transformadores
- 2 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
O transformador elétrico é um equipamento muito importante da engenharia elétrica. Dentre suas funções estão a transformação e distribuição de energia.

O universo da elétrica pode parecer muito complexo para várias pessoas, afinal, são vários equipamentos que compõe um projeto elétrico industrial, e tantos componentes acabam confundindo alguns profissionais, principalmente de outras áreas, que precisam entender todo o processo de uma instalação elétrica para negociar com os fornecedores, e os mais afetados são os compradores.
Dentre os equipamentos elétricos, muitos conhecem, mas poucos sabem de fato o que é um transformador. Continue lendo para descobrir de uma vez por todas qual a função do transformador elétrico dentro de uma subestação de energia.
O que é um transformador afinal?
Como o próprio nome já diz, o transformador é um equipamento utilizado em uma subestação elétrica, com a função de transformar os valores de uma tensão elétrica para outra. Ficou confuso? Vamos explicar melhor.
Imagina na sua empresa, todos os equipamentos pesados e máquinas funcionam em 380 volts, mas a concessionária de energia entrega em alta tensão, e essa empresa fornece a energia em 13800 volts para serem distribuídos. Eis que apresentamos a função do transformador! Este equipamento exercerá atividade de receber 13800 volts, transformar em 380 volts, e distribuir para todas as áreas que necessitam receber a menor tensão.
Vamos mais além, com certeza na área administrativa os computadores, impressoras e as tomadas funciona em 220 ou 127 volts, isso quer dizer que na sua subestação serão necessários ao menos dois transformadores, sendo um de 13800 para 380 volts que atenderá a área de produção, e outro equipamento de 13800 para 220 volts para a área administrativa.
Agora você sabe o que é um transformador, mas como ele funciona?
Outro fator importante é saber o funcionamento de um transformador, e apesar de tantos equipamentos evoluírem, nosso querido transformador elétrico opera da mesma forma há anos! Isso quer dizer que o transformador é ultrapassado? Claro que não! Na verdade, este equipamento é tão perfeito que ainda não conseguiram inventar algo mais eficiente.
Todo e qualquer transformador funciona a base de alguns itens, e o que forma sua sustentação é o núcleo, que é construído com aço silício. Formado o núcleo, ele terá suas colunas envolvidas por bobinas, cujo enrolamento é feito em espiras de cobre ou alumínio. É importante você saber que existem transformadores com uma, duas ou três fases, onde cada fase é representada por uma bobina, classificando o equipamento em um transformador, monofásico, bifásico ou trifásico.
Através destes componentes montados é possível definir as tensões de entrada e saída que o transformador suportará, conduzindo corrente elétrica de um enrolamento para o outro.
Outros componentes de um transformador são a carcaça, vedações em silicone ou borracha, isoladores que tem além da função, é claro, de isolar uma área, distanciando componentes metálicos, também trabalha vedando o transformador. Ainda contamos com os terminais de baixa e alta tensão, onde os cabos serão conectados, e a refrigeração de pode ser a seco, ou a óleo isolante.
Quais os riscos de um transformador em mal funcionamento?
Como estamos falando de um equipamento elétrico, é óbvio que precisamos tomar os cuidados necessários com a manutenção preventiva de um transformador. O ideal é que haja uma manutenção deste equipamento no máximo a cada dois anos, e a manutenção deve ser executada por uma equipe especializada, que executará o trabalho baseado em testes com aparelhos capazes de detectar problemas como pontos quentes, curto-circuito e a qualidade do óleo isolante.
Um transformador em mal funcionamento pode trazer sérios problemas, como a queima do equipamento (prepara o bolso se isso acontecer!), ou até mesmo sua explosão, neste caso vamos torcer para não ter ninguém por perto, e você precisará comprar outro transformador.
Agora que você sabe o que é um transformador e o seu funcionamento, nunca deixe de fazer revisões no seu equipamento, combinado?
Curtiu nosso post sobre transformadores? Deixe seu comentário ou dúvida e compartilhe conosco e nossos leitores a sua experiência sobre transformadores!
Comments