Entenda como funciona uma subestação elétrica e as funções de cada equipamento
- Locmat Transformadores
- 19 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

A engenharia elétrica pode parecer muito complexa, afinal, são vários equipamentos e estações elétricas existentes, que as pessoas se perdem sobre o papel de cada um.
A engenharia elétrica pode parecer muito complexa, afinal, são vários equipamentos e estações elétricas existentes, que as pessoas se perdem sobre o papel de cada um. Para você que é responsável pela manutenção industrial, ou comprador de uma empresa, torna-se fundamental entender os projetos de engenharia elétrica para facilitar o seu dia a dia, direcionamento as demandas para as pessoas certas e encontrando os melhores fornecedores que são realmente especialistas.
Hoje você vai entender qual o papel da subestação elétrica e seu funcionamento. A subestação é fundamental no processo de distribuição de energia. Nela, concentram-se vários componentes elétricos de alta e média tensão e portanto, deve ser monitorada com extrema segurança, podendo ser operada apenas por especialistas.
Quer saber mais sobre uma subestação elétrica? Faça a leitura completa deste artigo e tire todas as suas dúvidas.
O que é uma subestação elétrica?
A subestação elétrica é uma estação composta por equipamentos elétricos de alta potência separados por funções, sendo a proteção, controle, transmissão e distribuição de energia. Esse grupo de equipamentos têm a função de receber a energia que é gerada na usina, armazenar a energia, transformar a tensão e entregar em diferentes pontos de acordo com a demanda, seja em uma cidade ou na indústria.
Como funciona uma subestação elétrica?
Uma subestação elétrica, como vimos, funciona para garantir a entrega de energia de acordo com a demanda de uma indústria, comércio, bairro ou cidade, além de outros estabelecimentos de grande porte, como eventos, hospitais, shoppings, entre outros.
Para compreendermos melhor o funcionamento de uma subestação elétrica, vamos lá no início, onde a energia é gerada. Isso mesmo! Estamos na usina de geração de energia. Deste ponto a energia será conduzida através das linhas de transmissão para vários lugares em várias tensões que podem variar entre 35 até 230 kV. Ah! É importante lembrarmos que 1kV é igual a 1.000 volts, logo, estamos falando de mega alta voltagem!
Ao chegar nas cidades, a energia passa pela subestação elétrica de uma concessionária de energia, onde será reduzida pelos transformadores a tensões menores, normalmente entre 13200 ou 13800 volts, para serem distribuídas em diversos pontos de entrega. Algumas indústrias também recebem a energia diretamente em tensões de 138 ou 230 kV.
Como dissemos, uma subestação elétrica possui vários componentes elétricos. Vamos entender um pouco mais sobre a função dos principais equipamentos:
Transformador
O transformador elétrico, como o próprio nome já diz, tem a função de transformar a energia de uma tensão para outra, seja baixando ou elevando. O processo de redução e elevação de energia acontece várias vezes desde sua geração na usina, até as entregas, de acordo com as demanda de energia de cada cidade ou indústria. Normalmente a energia elétrica é distribuída dentro das cidades em 13800 volts. Posteriormente outro transformador terá a função de baixar ainda mais a tensão para 220/127 volts.
Disjuntor
O disjuntor é um equipamento eletromecânico que tem o papel de proteger a instalação elétrica contra possíveis curto-circuitos e sobrecargas elétricas, evitando explosões e queima de outros equipamentos. Quando chega uma descarga alta de energia, o disjuntor tem a função de desarmar sua chave e desligar todo o sistema elétrico.
Chave seccionadora
A chave seccionadora é responsável por abrir ou fechar circuitos elétricos, sendo que, quando está fechada a corrente circula normalmente. Já quando está aberta, ocorre a interrupção de energia para um determinado local.
Para-raios
São responsáveis por proteger a subestação de possíveis descargas atmosféricas.
Transformador de potência
O transformador de potência (TP), tem a função de determinar o estado de corrente e potência de um circuito elétrico, atuando diretamente na sua isolação, garantindo mais segurança a sua subestação.
Transformador de corrente
O transformador de corrente é utilizado para ajudar na medição e proteção dos instrumentos de medição, para que os mesmos atuem com segurança e de modo adequado.
A importância de manter a manutenção preventiva da subestação elétrica em dia
Como vimos, são vários equipamentos elétricos que compõe uma subestação elétrica, e por este motivo, torna-se imprescindível atuar preventivamente, promovendo a manutenção preventiva da subestação anualmente.
Na manutenção de uma subestação, a empresa que for contratada terá condições de identificar se existem fatores de risco, como: pontos quentes no sistema elétrico, ou seja, se há a possibilidade de ocorrer um curto-circuito; vazamento de óleo mineral isolante; curto-circuito existente; vida útil do óleo isolante; funcionamento eletromecânico do disjuntor, entre outros.
Através de instrumentos de medição de alta precisão, poderá ser identificada a real situação de cada componente de uma subestação elétrica, e ser proposta uma ação de melhoria.
O artigo foi relevante? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem sobre o funcionamento de uma subestação elétrica.
Comentários