Conheça os diferentes tipos de transformadores e suas aplicações
- Locmat Transformadores
- 2 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

O transformador é um equipamento utilizado na subestação elétrica para baixar, elevar ou distribuir a energia elétrica por uma empresa ou até mesmo uma cidade. Sabemos que existem diferentes tipos de transformadores, mas afinal, qual a função de cada um, sendo que o funcionamento é igual para todos?
De fato, todos os transformadores possuem a mesma estrutura, sendo constituídos por um núcleo, bobinas com espiras de cobre ou alumínio, o modo de refrigeração, a carcaça, os terminais, isoladores e aterramentos. Mesmo assim, existem de fato, diferentes tipos de transformadores, e não estamos incluindo aqueles carros que se transformam em robôs gigantes! Os transformadores elétricos, (esse que estamos falando), são diferenciados pela sua funcionalidade.
Confira agora os diferentes tipos de transformadores e as principais funcionalidades de cada um.
1. Transformadores monofásicos
Os transformadores monofásicos são compostos por um enrolamento primário e outro enrolamento secundário, além de um núcleo. O enrolamento primário tem a função de receber a tensão da rede elétrica e transformá-la em uma tensão que será distribuída. Normalmente os tipos de transformadores monofásicos são utilizados nas zonas rurais com energia em baixa tensão. Sua ligação é feita apenas com dois fios, sendo uma fase e um neutro, viabilizando tensões elétricas de até 127 V.
2. Transformadores bifásicos
Os tipos de transformadores bifásicos são utilizados em zonas rurais. Sua ligação é feita com três fios, sendo as duas fases mais o neutro, podendo chegar a 220 V.
3. Transformadores trifásicos
Os transformadores trifásicos são os mais utilizados, distribuindo energia nas redes urbanas e também para a indústria, além de eventos, shoppings, hipermercados, hospitais, entre outros modelos de negócio com grande demanda de energia.
Na ligação de um transformador trifásico são utilizados quatro fios, sendo três fases e o neutro. Já as tensões podem variar tanto na alta, quanto na baixa tensão. As mais comuns são 13.800 V ou 13.200 V na alta tensão, e 220, 380 ou 440 V.
4. Transformadores a óleo mineral isolante
O óleo mineral isolante é necessário para o resfriamento dos transformadores deste tipo. Além disso, o óleo isola o equipamento e evita descargas de energia elétrica. Para esse tipo de transformadores é necessário redobrar a segurança e o controle de manutenção do equipamento, para evitar vazamentos de óleo que poderão prejudicar o solo, ou até mesmo possibilitar a entrada de umidade no transformador, que pode acarretar em outros danos. Neste caso, é muito importante procurar uma empresa especializada para controlar e executar as manutenções do seu equipamento.
5. Transformadores a seco
Os tipos de transformadores a seco são mais modernos, pois descartam o resfriamento a óleo, passando a ser através de papel e resina. Os transformadores a seco possuem grande vantagem em relação ao custo de manutenção, justamente por não ter o óleo como responsável pelo isolamento e resfriamento. Outra vantagem do transformador a seco, e muito relevante por sinal, é que este tipo de equipamento não causa prejuízos ao meio ambiente.
6. Transformadores elevadores e abaixadores de tensão
Não é difícil identificar a função destes tipos de transformadores. Como o próprio nome já diz, eles têm a função de elevar ou baixar a tensão. Dependendo de uma instalação elétrica, pode ocorrer a necessidade de mudar a tensão para atender a demanda. Por exemplo, a rede elétrica entrega energia em 220 V, mas os equipamentos de uma indústria funcionam em 380 V, claramente precisaremos de um transformador para elevar a tensão e atender a demanda.
7. Transformadores de força
Os transformadores de força são utilizados por grandes usinas e subestações com a função de distribuir a energia elétrica. São equipamentos de maior potência, e são muito comuns em grandes subestações, fornos a arco e de indução.
8. Transformadores de corrente
O transformador de corrente, também conhecido como TC, tem a função de medir a corrente elétrica que circula nos cabos e nas barras de alimentação, e diminuir a corrente para possibilitar a alimentação de dispositivos eletrônicos.
9. Transformadores de potência
O transformador de potência (famoso TP), tem a função de alterar os valores de tensão elétrica para suportar os instrumentos de medição. Essa mesma tensão, após reduzida, tem o papel de alimentar os circuitos de controle e proteção das subestações.
10. Transformadores de distribuição
Os transformadores de distribuição são mais utilizados pelas concessionárias de energia elétrica, e tem a função de transformar (elevando ou baixando) e distribuir a energia para os consumidores, seja em residências ou empresas.
11. Autotransformadores
Os autotransformadores têm a mesma função dos demais. A principal diferença é que os equipamentos são construídos em um único enrolamento. Para conseguir uma tensão desejada, o enrolamento será dividido em “tap’s” e assim, os autotransformadores também conseguirão elevar ou baixar as tensões necessárias para o consumidor.
Se você gostou dessa leitura, não deixe de conferir esse outro post sobre transformadores.
Comments